RECADASTRAMENTO (PROVA DE VIDA) - TUTORIAL
IPREM-GV AMPLIA OPÇÕES DE RECADASTRAMENTO (PROVA DE VIDA) PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS
Publicado em 23/07/2025 10:55 - Atualizado em 12/08/2025 11:29
O Instituto de Previdência Municipal de Governador Valadares (IPREM-GV) publicou, em 7 de junho de 2024, a Portaria nº 4.291, que atualiza e amplia as formas de realização do recadastramento anual — também conhecido como prova de vida, para aposentados e pensionistas.
O objetivo é facilitar o processo, garantindo mais praticidade e segurança para os beneficiários, sem abrir mão da exigência legal de atualização cadastral.
Novas modalidades de recadastramento:
De acordo com a Portaria, além das formas já previstas na legislação municipal, o recadastramento poderá ser feito das seguintes maneiras:
-
Online pelo CADPREV — Sistema de Informações dos Regimes Públicos de Previdência Social, com reconhecimento facial pelo aplicativo Gov.br (selo Ouro).
-
Presencial nos Correios — mediante apresentação de documento oficial com foto, CPF e comprovante de residência recente. Esta opção dependerá de contratação de serviço pelo IPREM-GV, sendo o custo pago pelo beneficiário.
-
Em Consulados ou Embaixadas do Brasil — para residentes no exterior, com emissão de certidão de vida e estado civil (custo do beneficiário).
-
Em Cartórios de Notas — com emissão de declaração de vida e estado civil, também por conta do beneficiário.
Casos especiais
-
Internados em hospitais: recadastramento por relatório médico circunstanciado, com entrega por familiar no IPREM-GV.
-
Acometidos e acamados em Governador Valadares: apresentação de documentos e relatório médico atestando impossibilidade de comparecimento.
-
Possibilidade de visitas domiciliares: para complementação de informações ou perícia médica (contactar o serviço social do IPREM/GV para agendamento).
Prazos e consequências
O recadastramento deve ser feito no mês do aniversário do beneficiário, a partir da concessão do benefício e anualmente. A não realização implica suspensão do pagamento, e, em casos extremos, extinção do benefício.
A Portaria ainda prevê que o IPREM-GV poderá adotar outras formas de recadastramento futuramente, por meio de novas regulamentações.
Acesse abaixo o Tutorial para Prova de Vida Digital em formato PDF ou Vídeo do Youtube:
por Unidade de Tecnologia da Informação - UTI